PROGRAMAÇÃO MINICURSO SIMPÓSIOS ANAIS
O Encontro Internacional de Cultura Visual, Educação e Linguagem é um evento organizado pelo grupo de pesquisa Cultura visual, Educação e Linguagem, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas – DCH – campus IV – Jacobina, que desenvolve atividades relacionadas a temas interdisciplinares com o intuito de disseminar pesquisas, promover discussões e socializar conhecimentos acadêmicos no âmbito nacional e internacional.

O evento se caracteriza pela interiorização da produção acadêmico-científica a fim de socializar conhecimentos acerca da educação em sua relação com a cultura visual e as diversas linguagens, expandindo as discussões e as possibilidades de trabalho, em conexão com a produção de pesquisadores de diferentes partes do Brasil, bem como de outros países. Neste sentido, o evento se faz de grande relevância, também, em função das parcerias que estabelece com diversos centros de pesquisa.

Pretende, assim, dar continuidade a uma política acadêmica de pesquisa, difusão e intervenção formativa sobre a cultura de base visual como o cinema, a televisão, a internet, a arte projetiva, bem como analisar questões de linguagem, relacionadas à leitura de textos imagético/verbais, suas finalidades e as relações sócio-histórico-culturais.

A importância desse campo temático reside no fato de que tal proposta promove ações que possibilitam compreender as implicações educacionais, ocorrências e transformações da cultura visual e das diversas linguagens na contemporaneidade, além de favorecer o desenvolvimento de práticas educativas mais contextualizadas com o tempo e o lugar.